OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
Nª Sra. do Livramento - Padroeira PDF Imprimir e-mail
_mg_2507.jpg
Imagem de
Nossa Senhora do Livramento

A origem teológica está, como é evidente, no grande poder intercessor da Nossa Mãe do Céu junto do seu Filho, Jesus. Mas a origem histórica, está no atentado, que a 3 de Setembro de 1758, el-rei D. José I foi alvo. No lugar do atentado foi construída uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Livramento, agora, mais conhecida com o nome da capela de memória e que se encontra no alto da Ajuda, nos arredores de Lisboa.

A partir de então, Nossa Senhora passou a ser muito invocada com este título, sobretudo em ocasiões de perigo. Hoje, em todo o Portugal Continental e Ilhas, há muitos templos onde Nossa Senhora do LIvramento é venerada ou é mesmo orago.
Só na Diocese de Angra do Heroísmo há duas freguesias em que ela é a padroeira. Na freguesia da Caveira, Ilha das Flores e freguesia do Livramento, Ilha de S. Miguel.

Sempre que invocamos, com fé, Nossa Senhora, podemos ter a certeza da sua protecção, como bem nos recorda a oração de S. Bernardo, que aqui se transcreve:

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa protecção, implorando a Vossa assistência e reclamo o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança a Vós, Virgem, entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a Vossos pés; não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de alcançar o que Vos rogo.
Amén.

A Festa de Nossa Senhora do Livramento realiza-se no 2º Domingo de Setembro.
É um grande acontecimento para toda a freguesia. Muitos emigrantes visitam a sua terra natal e os seus familiares por essa altura. Aos pés da sua Padroeira, rezam a vida que viveram, depositam esperanças, ganham forças para continuar.
A festa prolonga-se por vários dias. Os grupos vivos da freguesia animam as noites, com música, teatro, dança e folclore.
A Procissão percorre muitas ruas da Paróquia, abençoando as pessoas nas suas casas.

Galeria fotográfica das festas 2009--> AQUI

 
EISnt-Engenharia Informática