OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
Sobre os Romeiros PDF Imprimir e-mail
romeiros1_peq.jpg

Os Romeiros são homens e crianças que, durante uma semana da Quaresma, se propõem visitar todas as igrejas e ermidas onde se venera a imagem de Maria, cantando e rezando durante todo o percurso.

Esta prática iniciou-se aquando das calamidades públicas causadas pelos terramotos e erupções vulcânicas ocorridas em 22 de Outubro de 1522 e 25 de Junho de 1563, que arrasaram Vila Franca do Campo e prejudicaram gravemente a Ribeira Grande.
Nesses momentos de aflição os micaelenses, para implorarem a misericórdia divina, fizeram preces públicas ao Céu por intermédio de Maria e sentiram tão viva a protecção do alto, que jamais, desde então até ao presente, deixaramesta piedosa prática, conservando-a na sua característica primitiva.

 

calendario.jpg
romeiros2_peq.jpg

Segundo o actual mestre, António Pedro da Silva, o Rancho de Romeiros do Livramento saiu pela primeira vez por volta de 1930.
Jacinto Raposo era nessa altura o mestre do Rancho, tendo como contramestre Vitorino Sousa.

Até 1975, outros mestre passaram pelo Rancho: Vitorino Sousa, Manuela Sousa, Manuel Cabrinha, João Carlos Cabrinha e Luís Barbosa.


Desde 1975, que o Rancho de Romeiros do Livramento tem como mestre, António Pedro Silva, romeiro desde 1955, altura em que tinha 8 anos.
Carlos Silva é o contra-mestre do rancho

romeiros3_peq.jpg

 

 

 

 
EISnt-Engenharia Informática